Bom, esta foi a primeira Experiência do Sensível e vou traduzi-la em alguns pequenos passos:
- Primeiro passo: recolher uma amostra de terra de algum lugar que lhe seja pessoalmente importante;
- Segundo passo: expressar, a partir de um texto, o que é essa terra para você;
- Terceiro passo: contar a história de algum acontecimento que a terra foi testemunha;
Após todos os alunos concluírem os três primeiros passos, é hora de imaginar a cor de cada terra e separá-las de acordo com sua coloração.
Com todas as terras separadas (da mais clara a mais escura, da mais colorida a mais cinzenta, as laranjas, as amarelas, etc.) é hora de unificá-las em apenas um recipiente e pronto, as terras poderão ser observadas e admiradas.
Percepções pessoais da experiência: A meu ver essa aula foi muito importante e o que inicialmente me parecia ser bobo, resultou em algo simbólico para toda turma. Pequenas amostras de terra apareceram no final como representantes das nossas histórias e sentimentos.
Observei que durante a aula conseguimos nos sensibilizar bastante com cada história contada. Me senti uma pessoa melhor e mais capaz de interagir com o outro e com o mundo ao meu redor. Enquanto colegas falavam eu me via na história contada, foi algo muito significante para mim e talvez por isso cheguei a me emocionar algumas vezes.
Por fim não poderia deixar de falar sobre o sentimento de pertencimento que cada um aparentou ter com sua terra, sem dúvidas foi algo muito marcante e que estava visível na fala e no gestos dos indivíduos.
Nossas terras juntasemisturadas =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário